sábado, 22 de outubro de 2011

ORAÇÃO DO DIA 21

Ó Deus de bondade, nós Vos bendizemos pelos inúmeros benefícios que concedeis ao Vosso povo; Vos louvamos pelo bem realizado na Vossa e nossa Igreja: Vos glorificamos pela graça concedida aos Vossos seguidores e aos Vossos Santos. Continuai a abençoar nossas famílias para que os jovens ouçam e respondam ao Vosso chamado e dediquem sua vida à construção do Vosso Reino, como Religiosos, Sacerdote Missionários ou Leigos engajados na Igreja. Isto nós Vos pedimos por intercessão de Santo Antônio Maria Gianelli – Sacerdote e Bispo Missionário – e de Nossa Senhora do Horto que nos destes como Mãe e Padroeira. Por seus méritos, aceitai nosso louvor e concedei-nos as graças que hoje Vos pedimos. Assim Seja.

 

GIANELLI - 60 ANOS DE SUA CANONIZAÇÃO

Igreja em Cerreta - Itália

Procissão

Procissão

Andor com imagem de Gianelli

Outra imagem de Gianelli

Santo Antônio Gianelli - O Fundador
Canonizado pelo Papa Pio XII, em 21 de outubro de 1951.

Nasceu em 12 de abril de 1789 em Cerreta, Itália. Não nasceu santo. Não teve vida fácil. Não confiou na riqueza. Trouxe consigo a retidão e a sagacidade do camponês e trilhou o caminho da Providência. Acreditou em Deus. Na fé canalizou suas forças, dia após dia, com uma surpreendente persistência. Jamais vacilou perante as solicitações e propostas da popularidade, do sucesso ou de interesses quaisquer. Superou as dificuldades e os imprevistos cotidianos ancorado em CRISTO e no seu EVANGELHO.
De uma urgência interior, de um solícito amor pastoral pelo seu povo fundou o Instituto das Filhas de Maria, em 12 de janeiro de 1829, em Chiavari – Itália, sendo as primeiras candidatas jovens humildes e laboriosas, que se dirigiram ao Orfanato de Caridade e Trabalho.
O espírito inquieto e o fogo secreto que caracterizavam o agir de Gianelli, o faz desdobrar para outros empreendimentos o serviço caridoso e humano das Filhas de Maria. Fiel à vontade de Deus, Gianelli morreu no dia 07 de junho de 1846, com 57 anos de idade.

DIÁRIO DE BORDO - PROFª GLÉCIA - 8ª SÉRIE

Assim como os navegadores utilizam deste instrumento para anotar os acontecimentos mais importantes de uma viagem, aproveitaremos deste recurso para registrarmos alguns momentos vividos com nossos alunos. Assim as alunas, Júlia, Carolina Bender e Helena, registraram a aula como se fossem navegadores portugueses a expansão marítima, numa viagem simulada entre Portugal e a Índia.

Afinal, navegar é preciso!!!!

SEMANA DO PROFISSIONAL NA ESCOLA

A Semana de Orientação profissional na escola é um evento que tem por objetivo trazer temas considerados importantes para os jovens e são escolhidos tendo como parâmetros a vivência no atendimento no Ensino Médio, bem como, aqueles que despontam na atualidade e que julgamos serem relevantes para reflexão dos nossos alunos. Como exemplo, a presença de uma estudante da UFPEL, a paletsra proferida pelo arquiteto, mostrando projetos de interferência na comunidade, as palavras da pscicóloga e da médica e a brilhante apresentação sobre agronomia.
Alunos atentos

Aruitetura em foco

Aluna da UFPEL

 

domingo, 2 de outubro de 2011

OUTUBRO MÊS DAS MISSÕES

Neste mês de outubro, a Igreja se volta para a necessária compreensão das Missões, isto é, da permanente preocupação pelo anúncio do Evangelho a todos os povos. A vinda de Cristo à terra foi para nos revelar o mistério de Deus e ensinar-nos a caminhar para vivermos na sua graça e assim merecermos uma felicidade que não tem fim, que é o céu. São muitos os povos ainda hoje, aos quais a revelação divina de Cristo não os iluminou. Não conhecem o Salvador, a sua vinda histórica, a sua doutrina e o destino feliz a que Deus nos chama.
A ordem de Cristo – “Pregai a boa nova do Evangelho a toda criatura” – nos impulsiona a levar ao mundo todo a notícia feliz que, desde o nascimento de Cristo em Belém, foi anunciada pelos anjos aos pastores e a nós: “Nasceu hoje para nós o Salvador”. Aquela parábola (Mt 20), em que, nas diversas horas do dia, o Senhor convida os trabalhadores para sua vinha, é um chamado a cada um para pôr-se a serviço do Evangelho.
Há uma cena que nos deixa bem claro como o Senhor chama para a honrosa missão de anunciar a todos a salvação. É quando Jesus passa pela banca de impostos de Mateus e o chama – a ele pecador público, como era considerado – para fazer parte dos seus seguidores. De cobrador de impostos tornou-se imediatamente seguidor fervoroso de Jesus. A graça transforma.
Neste mês, a Igreja insiste na necessidade da missão, isto é, de anunciar a salvação, que nos é dada, pelo conhecimento de Jesus e pela adesão fiel e resoluta a Ele, no Messias Salvador.
Cristo nos chama. Não foi só Mateus que foi chamado. Também Paulo, no caminho de Damasco que fez dele o mais ardoroso anunciador de Cristo. A graça agiu nele, transformando-o de perigoso perseguidor em apóstolo, cujo “viver era Cristo”, como ele mesmo confessa. Nós também fomos chamados e isto é a nossa felicidade.
Causa porém tristeza ver como muitíssimos cristãos não têm pelo Senhor Jesus fervoroso entusiasmo, a tal ponto que os leve a anunciá-lo aos que ainda não o conhecem, anunciá-lo pelo testemunho da própria vida oportunamente, sem medo, sem fanatismo, mas com a sinceridade da fé e do amor. Anunciá-lo pela palavra, quando oportuna e pelo testemunho. Outubro é o mês em que a Igreja procura acender o zelo de seus filhos para o anúncio de Cristo em favor dos que O não conhecem e estimular o testemunho dEle para a sociedade em que vivemos.

REFLEXÃO GIANELINA - PE. ALEX

Que, em todos os tempos e espaços da Escola, as nossas atitudes tenham
a fidelidade de Gianelli... os nossos gestos tenham
a amabilidade e confiança de Gianelli... os nossos critérios tenham
a amorosidade de Gianelli
Pe. Alex conversando

Material de exposição

Alunos

Alunos

Alunos

DESFILE CÍVICO

É preciso trabalhar a Semana da Pátria com nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.
A banda e sua mor

Já no desfile

A banda em ação

Pequerruchos do 1° ano

FOTOS GENTILMENTE CEDIDAS POR ELIZABETE PIEMOLINI